Av. Marechal Deodoro, 1947 - Centro, Porto Velho - RO, CEP: 76804-366
69 3217-0800
Resultados de exames

  • Início
  • O Prontocordis
  • Horários e Telefones
  • Especialidades
  • Convênios
  • Fale conosco
  • Início
  • O Prontocordis
  • Horários e Telefones
  • Especialidades
  • Convênios
  • Fale conosco
Resultados de exames

“O gestor precisa ter uma visão ampla da sua comunidade”, afirma Balestrin

16/02/2018
16h08min
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus
  • Imprimir
  • Relatar um erro
  • A+ Aumentar a fonte
  • A- Diminuir a fonte

À frente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) desde 2012, Francisco Balestrin fechou o ano de 2017 com um novo desafio: comandar uma das mais importantes instituições de hospitais do mundo, a International Hospital Federation (IHF), entidade mundial que congrega mais de 50 mil hospitais. A posse aconteceu no dia 8 de novembro de 2017, em Taiwan, durante o 41º Congresso Mundial de Hospitais, evento promovido pela IHF.

Os seus próximos passos e avaliação do papel do gestor hospitalar foram tema dessa entrevista exclusiva à Hospitalar.

Graduado em medicina, Balestrin é um dos fundadores da Anahp. O médico fez residência em Administração em Saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e em Administração Hospitalar pelo PROAHSA, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em seu currículo, carrega ainda títulos como o de especialista em Administração em Saúde pela Associação Médica Brasileira (AMB), vice-presidente executivo e diretor médico corporativo do Grupo VITA e membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH).

Nesta conversa, Balestrin falou sobre gestão, futuro dos hospitais, segurança da informação e o papel da IHF.

Hospitalar – Conte sobre seu novo desafio a frente da IHF.

Francisco Balestrin – A Federação tem como suas atribuições o incentivo à cooperação internacional na área de saúde e à melhoria permanente do atendimento aos pacientes em todo o mundo. A Federação congrega hospitais, associações hospitalares e organizações de saúde, além de contribuir com os hospitais na ampliação do nível de serviços com segurança e qualidade e oferecer suporte para a educação continuada de seus profissionais. Para o Brasil ter a presidência da IHF é uma honra, pois é um reconhecimento da força dos hospitais brasileiros e do nosso modelo de gestão.

Hospitalar – Como a IHF pode contribuir para o Brasil?

FB – A IHF desenvolve projetos importantes e pode nos render muitas sinergias. Estamos divulgando as orientações e inscrições de projetos brasileiros para o Congresso Mundial de Hospitais, uma chance de levarmos o que fazemos em nossas organizações para uma vitrine mundial.

A entidade tem também parceria com organizações como a Cruz Vermelha Internacional, a Organização Mundial de Saúde (OMS), Banco Mundial e a International Society for Quality in Health Care (ISQua), que pode nos ajudar no intercâmbio de boas práticas.

Hospitalar – O que um gestor de saúde precisa ter?

FB – Precisa ter uma visão ampla de sua comunidade e de seu entorno e ter consciência dos impactos e dos desafios da sociedade em que vivemos. Acredito na necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a mudança do perfil epidemiológico dos brasileiros e adaptar as ações para esse novo perfil, que viverá mais e conviverá com doenças crônicas até o fim da vida.

Hospitalar – O futuro da saúde foi tema inclusive do último Conahp. Para você, como deve ser o hospital do futuro?

FB – São hospitais organizados em rede, que alcançam o paciente fora do ambiente hospitalar, principalmente em casa, no trabalho e no dia a dia, usando aplicativos. Também são especializados, nos quais os profissionais estão focados não somente nos pacientes, mas também no desenvolvimento de novas tecnologias e novos processos. E, por fim, são instituições que têm o que chamamos de estruturas abertas: acessíveis para a sociedade como um todo, para o desenvolvimento científico e educacional.

Hospitalar – Um novo modelo de hospital precisará de um gestor mais preparado. Como você enxerga isso?

FB – No 5º Conahp debatemos o papel de liderança dos hospitais nos sistemas de saúde do futuro. Liderar essas instituições não é e não será tarefa fácil. O gestor do presente e do futuro tem enorme responsabilidade na formação dos profissionais e dos talentos que lidera. Além disso, o executivo também é peça fundamental nessa evolução. Apresentamos no Conahp uma plataforma de autoavaliação de competências para executivos de saúde, trazida para o Brasil pela Anahp e pelo Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs).

Hospitalar – O futuro da saúde anda junto com o avanço da tecnologia, mas como as instituições podem garantir a segurança da informação do paciente?

FB – Grande parte das instituições hospitalares possui parceiros e terceirizados, que estão em serviços de diagnósticos, por exemplo. É fundamental que os contratos firmados contenham cláusula de confidencialidade, obrigando o parceiro e todos os envolvidos na prestação dos serviços a manter o sigilo das informações mesmo após o fim da relação contratual.

Hoje em dia há várias ferramentas importantes, como a Autenticação Individual de Usuários, em que todos os profissionais da instituição devem ter um identificador único (ou um log-on ID) para uso em todos os sistemas da instituição. A Anahp se preocupa e estimula o desenvolvimento de códigos de conduta entre seus associados.

Hospitalar – A Hospitalar e a Anahp fecharam uma parceria estratégica para 2018. Quais serão os benefícios disso para o mercado?

FB – Um rico conteúdo técnico produzido há anos pela Anahp estará à disposição de todos os parceiros da Hospitalar. Será muito significativo fazer com que nosso conteúdo, através do evento Hospital Summit, onde são abordados temas do dia a dia hospitalar, seja colocado à disposição dos gestores e líderes de saúde de todo o Brasil.

Mais do blog

15 de Mar de 2018
Tratamento Hiperbárico: Solução para as feridas que não cicatrizam
02 de Mar de 2018
Sistemas de gestão: o hospital funciona sem eles?
02 de Mar de 2018
ANS realiza concurso de monografias
16 de Fev de 2018
Clínicas precisam profissionalizar sua gestão para se tornarem viáveis, diz professor da FGV

Relatar um erro

Início
Horários
Especialidades
Contato

NETPAGE - © 2021 - Todos os direitos reservados