Clínicas precisam profissionalizar sua gestão para se tornarem viáveis, diz professor da FGV
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Diversas transformações sociais, econômicas, regulatórias e tecnológicas mostram que clínicas precisam profissionalizar e vêm pressionando médicos e dentistas a buscarem uma gestão mais profissionalizada. De um lado, segundo dados do CREMESP, a população médica cresceu 14,9% no período de 2010 a 2015, contra um crescimento de apenas 5,4% da população em geral. Com a abertura de novos cursos de medicina, esse crescimento deve acelerar ainda mais até 2020. O fato desse crescimento se dar de forma concentrada nos grandes centros urbanos faz com que a competição se torne ainda mais acirrada. No saturado mercado odontológico, a situação não é diferente.
Ao lado disso, a população em geral torna-se cada dia mais bem informada e exigente, aceitando menos esperas e esperando um atendimento mais humanizado. De acordo com o professor e coordenador do curso de Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas do PEC FGV (Programa de Educação Continuada), Marcelo Aidar, com a perda dos planos de saúde, decorrente do aumento do desemprego, muitos estão preferindo o atendimento de clínicas populares a ter que voltar para as longas esperas associadas ao atendimento público, e isso mostra que clínicas precisam profissionalizar. “Esse processo tem sido ainda mais impulsionado pelos inúmeros aplicativos de busca e agendamento médico. Ainda que inicialmente tenha havido algumas restrições a essas clinicas e sistemas de buscas, já há sinais de que eles vieram para ficar. Os próprios órgãos de controle já estão avançando para regulamentar esses agentes”.
Nesse novo cenário, já não será suficiente que o médico ou dentista tenha uma excelente formação técnica básica ou especialização. “Eles precisarão saber gerir sua clínica, começando por identificar mercados e se posicionar estrategicamente, realizando um bom marketing pessoal e gerando conteúdo na web e redes sociais, para que possam ser encontrados. Além disso, deverão saber dimensionar suas clínicas e atendimento para reduzir tempo de espera e ociosidade, melhorar as formas de agendamento para reduzir cancelamento de consulta e aprimorar o atendimento em cada etapa do processo. Finalmente, esse profissional se beneficiará de ter uma visão mais clara sobre os resultados financeiros que os seus serviços estão lhe proporcionando, a partir de uma visão gestão financeira e de custos”.